INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS: VIVÊNCIAS EM UM CURSO DE COREANO
DOI:
https://doi.org/10.63026/acertte.v4i8.200Palavras-chave:
Interculturalidade; Língua estrangeira; Língua coreana; Identidade; Sócio-cultural.Resumo
Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da perspectiva intercultural no ensino de línguas estrangeiras, a partir de um estudo de caso em um curso de língua coreana, com base na experiência da autora. São analisadas as definições de identidade, diferença, cultura e língua, bem como suas inter-relações, além de como as perspectivas interculturais podem ser aplicadas em sala de aula. O estudo investiga a presença da interculturalidade no ambiente educacional e como as teorias são praticadas. Conclui-se que a interculturalidade desempenha um papel essencial no ensino de línguas estrangeiras, permitindo que os alunos compreendam melhor a cultura da língua-alvo, sem recorrer a estereótipos, e ao mesmo tempo respeitem sua própria cultura como base identitária. O referencial teórico inclui autores como Byram, Hall e Hanna, que discutem identidade, cultura e interculturalidade no contexto do ensino de línguas.
Downloads
Referências
BYRAM, Michael et al. Developing the intercultural dimension in language teaching: a practical introduction for teachers. Strasbourg: Council of Europe, 2002.
CALVINO, Italo. Why read the classics. Translated by Nilson Moulin. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
COMÉNIO, João Amós. Didáctica magna. 6. ed. Lisbon: Calouste Gulbenkian Foundation, 2015.
EAGLETON, Terry. The idea of culture. Translated by Sandra Castello Branco. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
HALL, Edward T. Understanding cultural differences. Yarmouth: Intercultural Press, 1987.
HALL, Stuart. Cultural identity in postmodernity. Translated by Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HANNA, Vera Lucia Harabagi. Language, culture, communication: the intercultural dimension in foreign language studies. São Paulo: Editora Mackenzie, 2019.
KIM, Seon Jeong et al. Korean language for diasporas 1-1. Seoul: National Institute for International Education, 2020.
LACAN, Jacques. Writings. Translated by Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
LACLAU, Ernesto. Los fundamentos retóricos de la sociedad. Fondo de Cultura Económica Argentina, 2022.
MELLO COSTA DE CARVALHO, Maria Isabel; DE BONA, Viviane. Educação bilíngue no Brasil: estudo a partir de produções acadêmicas sobre o ensino de língua estrangeira para crianças em um contexto multicultural. Revista Científica ACERTTE, [S. l.], v. 4, n. 3, p. e43178, 2024. DOI: 10.63026/acertte.v4i3.178. DOI: https://doi.org/10.63026/acertte.v4i3.178
NEVES, Maria Helena de Moura. Language teaching and language experience. São Paulo: Contexto, 2010.
RISAGER, Karen. Intercultural learning: raising cultural awareness. In: EISENMANN, Maria; SUMMER, Theresa (eds.). Basic issues in EFL teaching and learning. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, 2012.
SEELYE, H. Ned. Teaching culture: strategies for intercultural communication. 1984.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identity and difference: a cultural studies perspective. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
VAN TIL, Henry R. The Calvinist concept of culture. São Paulo: Christian Culture, 2010.
WILLIAMS, Raymond. Culture is ordinary. In: HIGHMORE, Ben (ed.). The everyday life reader. London: Routledge, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista ACERTTE, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a ACERTTE apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.