REFLEXÕES E IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO DOS ALUNOS DO CENTRO ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL PAULISTANA – CETI PAULISTANA NA CIDADE DE PAULISTANA-PI
DOI:
https://doi.org/10.47820/acertte.v1i6.51Palavras-chave:
leitura da escrita dos estudantesResumo
Este artigo apresenta a reflexão e importância da prática de leitura da escrita dos estudantes do 3.º ano do Ensino Médio no CETI Paulistana, na cidade de Paulistana-PI/Brasil, a mesma surgiu no decorrer dos anos, enquanto exercia a função de diretora em escolas públicas e privadas com enfoque na formação dos professores, na qual constatei que uma grande parcela dos estudantes chegava ao Ensino Médio com grandes lacunas em relação à escrita dos mais variados gêneros textuais, prejudicando, a compreensão dos textos produzidos por esses, textos estes que eram expostos em um mural no pátio escolar e eu sempre os lia com frequência. Nesse contexto, objetivamos analisar a contribuição dos fatores para os estudantes do 3.º ano do Ensino Médio do CETI Paulistana de produção textual. Para desenvolver o trabalho, Essa pesquisa apresentou um enfoque qualitativo, que buscou o entendimento dos fenômenos complexos específicos, em profundidade, a partir da observação da natureza social e cultural no qual o fenômeno foi pesquisado, mediante as descrições, as interpretações e comparações, resultados do levantamento de dados realizado, sem considerar os seus aspectos.
Downloads
Referências
Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília, 2000.
_______. (2016). Metodología de la Investigáción Científica. Libreria Cervantes. Asunción, Paraguay. <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 27 outubro de 2019.
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Acosta, A.J. A; Zenalla, J.L. (2013). Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor. O conhecimento e suas implicações na formação para o mundo do trabalho: um estudo sobre as possíveis resistências ao conhecimento dos alunos do Colégio Estadual de Dois Vizinhos – PR. Versão On-line ISBN 978-85-8015-076-6. Cadernos PDE. Artigos. v.1.
Augusto, C.A; Souza J.P. de; Dellagnelo, E.H.L; Cario, S. A. F. (2013). Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober. Revista de Economia e Sociologia Rural. Print version ISSN 0103- 2003. v.51. n. º 4. Brasília, out. /dez. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-20032013000400007
Brasil, (2006). Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1).
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível:< http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 22 outubro de 2019.
BRASIL/ SEMTEC. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002.
Campoy, A. T. J. (2018). Metodología de la Investigación Científica. Manual para elaboración de Tesis y trabajos de Investigación. Asunción, Paraguay: Marben.
Costa, V. R. E; Silva, L. P. da. (2013). Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva o Professor. Estratégias de Ensino-Aprendizagem de leitura e escrita no ensino fundamental I. Versão On-line ISBN 978-85-8015-076-6. Cadernos PDE, Artigos. v. 1.
Kauark, (Orgs). (2010). Metodologia da Pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum. Kühn, D.D. (2017). Pesquisa e análise de dados: problematizando o rural e a agricultura numa perspectiva científica [recurso eletrônico] / Daniela Dias Kühn ; coordenado pela SEAD/UFRGS. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Editora da UFRGS. 96 p.: il.; pdf.Miguel, F. V. C. (2010). A entrevista como instrumento para investigação em pesquisas qualitativas no campo da linguística aplicada. Revista Odisseia – PPgEL / UFRN -n º 5- jan – jun. - ISSN 1983 – 243.
Paulon, Simone Mainieri Documento subsidiário à política de inclusão / Simone Mainieri Paulon, Lia Beatriz de Lucca Freitas, Gerson Smiech Pinho. –Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista ACERTTE, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a ACERTTE apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.