A CONTRADIÇÃO PARADOXAL DO PROGRESSISMO LATINO-AMERICANO: UMA RESENHA DE “O MÉDICO E O MONSTRO: UMA LEITURA DO PROGRESSISMO LATINO-AMERICANO E SEUS OPOSTOS”
DOI:
https://doi.org/10.63026/acertte.v5i10.269Palavras-chave:
Progressismo. América Latina. Neoliberalismo. Crítica política.Resumo
A obra O médico e o monstro: uma leitura do progressismo latino-americano e seus opostos, de Fabio Luís Barbosa dos Santos e Daniel Feldmann, analisa as contradições internas do progressismo latino-americano, especialmente após o declínio da chamada “onda rosa”. Dividido em duas partes, o livro examina, primeiro, as experiências progressistas em diversos países da região e, depois, a ascensão do governo Bolsonaro como expressão paradoxal do sistema capitalista. A partir de uma leitura crítica, os autores demonstram como o progressismo, ao tentar conter as forças neoliberais, acabou por reforçá-las, tornando-se instrumento de sua própria limitação. A resenha destaca a originalidade teórica da obra e sua capacidade de formular conceitos a partir da realidade latino-americana, como “dessocialização autofágica” e “contenção aceleracionista”. Também observa que a decisão metodológica dos autores de privilegiar causas endógenas garante coerência interna, mas restringe o alcance explicativo diante das dinâmicas globais do capitalismo contemporâneo. Conclui-se que o livro constitui uma contribuição relevante para o debate sobre os limites e as contradições do progressismo na América Latina.
Downloads
Referências
SANTOS, Fabio Luís Barbosa dos; FELDMANN, Daniel. O médico e o monstro: uma leitura do progressismo latino-americano e seus opostos. São Paulo: Elefante, 2021, 200p.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalismo, socialismo e democracia. Trad. Luís Antônio Oliveira de Araujo. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista ACERTTE, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a ACERTTE apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.



