A CONTRADIÇÃO PARADOXAL DO PROGRESSISMO LATINO-AMERICANO: UMA RESENHA DE “O MÉDICO E O MONSTRO: UMA LEITURA DO PROGRESSISMO LATINO-AMERICANO E SEUS OPOSTOS”

Autores

  • Felipe Chiavarini Xambre Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.63026/acertte.v5i10.269

Palavras-chave:

Progressismo. América Latina. Neoliberalismo. Crítica política.

Resumo

A obra O médico e o monstro: uma leitura do progressismo latino-americano e seus opostos, de Fabio Luís Barbosa dos Santos e Daniel Feldmann, analisa as contradições internas do progressismo latino-americano, especialmente após o declínio da chamada “onda rosa”. Dividido em duas partes, o livro examina, primeiro, as experiências progressistas em diversos países da região e, depois, a ascensão do governo Bolsonaro como expressão paradoxal do sistema capitalista. A partir de uma leitura crítica, os autores demonstram como o progressismo, ao tentar conter as forças neoliberais, acabou por reforçá-las, tornando-se instrumento de sua própria limitação. A resenha destaca a originalidade teórica da obra e sua capacidade de formular conceitos a partir da realidade latino-americana, como “dessocialização autofágica” e “contenção aceleracionista”. Também observa que a decisão metodológica dos autores de privilegiar causas endógenas garante coerência interna, mas restringe o alcance explicativo diante das dinâmicas globais do capitalismo contemporâneo. Conclui-se que o livro constitui uma contribuição relevante para o debate sobre os limites e as contradições do progressismo na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Felipe Chiavarini Xambre, Universidade Federal de São Paulo

Graduando em Ciências Econômicas pela Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, da Universidade Federal de São Paulo.

Referências

SANTOS, Fabio Luís Barbosa dos; FELDMANN, Daniel. O médico e o monstro: uma leitura do progressismo latino-americano e seus opostos. São Paulo: Elefante, 2021, 200p.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalismo, socialismo e democracia. Trad. Luís Antônio Oliveira de Araujo. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Xambre, F. C. (2025). A CONTRADIÇÃO PARADOXAL DO PROGRESSISMO LATINO-AMERICANO: UMA RESENHA DE “O MÉDICO E O MONSTRO: UMA LEITURA DO PROGRESSISMO LATINO-AMERICANO E SEUS OPOSTOS”. REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928, 5(10), e510269. https://doi.org/10.63026/acertte.v5i10.269

Edição

Secção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias