VIGIAR E PUNIR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A OBRA DE MICHEL FOUCAULT E O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.47820/acertte.v3i3.126Palavras-chave:
Vigiar , Punir, Michael FoucaltResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a obra de Michel Foucault, Vigiar e punir – o nascimento da prisão, face ao sistema prisional brasileiro vigente. A obra de Foucault é dividida em quatro partes: suplício, punição, disciplina e prisão. Na primeira parte, do suplício, analisa-se o corpo dos condenados e a ostentação dos suplícios. Na segunda parte, da punição, descreve-se a punição generalizada e a mitigação das penas. Na terceira parte, da disciplina, os corpos dóceis, a arte das distribuições, o controle das atividades, a organização das gêneses, a composição das forças, os recursos para o bom adestramento, a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora, o exame e o panoptismo. Na quarta e última parte, a prisão, instituições completas e austeras, ilegalidade e delinquência e o carcerário. Após analisar a obra de Foucault será feita uma linha temporal comparativa entre a proposição do autor e o sistema prisional vigente no Brasil.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>.
BRASIL. Lei de execução penal. Lei nº 7.210 de 11 de julho de 1984.
BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Tradução de Flóricode Angelis. Bauru: Edipro, 2000.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista ACERTTE, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a ACERTTE apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.