IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DA AUTOMAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.63026/acertte.v5i1.216Palavras-chave:
Inteligência artificial. Automação. Mercado de trabalho. Qualificação. Desigualdade.Resumo
O artigo analisa o impacto da inteligência artificial (IA) e da automação no mercado de trabalho, abordando as transformações tecnológicas e suas consequências no setor empregatício. Ao longo da história, diversas revoluções industriais moldaram a dinâmica do trabalho, sendo a terceira revolução industrial, marcada pelo avanço da automação e da IA, uma das mais impactantes. As inovações tecnológicas substituíram muitas tarefas humanas, provocando a redução de empregos em setores rotineiros, mas também criando novas oportunidades em áreas especializadas como ciência de dados e desenvolvimento de IA. O estudo destaca a crescente necessidade de qualificação profissional, pois os trabalhadores precisam se adaptar às novas demandas do mercado, o que pode aumentar a desigualdade socioeconômica. Enquanto as classes mais altas têm acesso a melhores oportunidades de capacitação, trabalhadores de classes mais baixas enfrentam dificuldades para se reposicionar no mercado, aumentando o desemprego em certos setores. No entanto, essas inovações podem trazer benefícios econômicos, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e aumentando a competitividade do país. O artigo conclui que, para maximizar os benefícios e mitigar os impactos negativos, é necessária uma maior ênfase em políticas públicas e privadas que fomentem a educação e o treinamento, bem como o incentivo à inovação nacional, garantindo uma transição mais inclusiva para toda a sociedade.
Downloads
Referências
BRYNJOLFSSON, Erik; MCAFEE, Andrew. A segunda era das máquinas: trabalho, progresso e prosperidade em uma época de tecnologias brilhantes. 2016.
CIÊNCIA & CULTURA. 200 anos de ciência e tecnologia no Brasil. Disponível em: https://revistacienciaecultura.org.br/?p=2891. Acesso em: 01 jan. 2024.
FGVIBRE. Pesquisa do FGV IBRE que aponta queda maior de renda entre os. Disponível em: https://ibre.fgv.br/blog-da-conjuntura-economica/artigos/pesquisa-do-fgv-ibre-que-aponta-queda-maior-de-renda-entre-os. Acesso em: 10 mar. 2024.
FORD, Martin. Rise of the robots: tecnologia e a ameaça de um futuro sem emprego. 2015.
FREITAS NETO, José Alves; TASINAFO, Célio Ricardo. História do Brasil – Volume único. 2015.
FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo: da morte de Vargas aos dias atuais. 2015.
GS1. Índice de automação – Brasil - 2022. Disponível em: https://www.gs1br.org/educacao-e-eventos/Documents/Indice%20de%20Automacao%202021_Publi_Aprovado.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.
LEVY, Frank; MURNANE, Richard J. O conteúdo de habilidades da mudança tecnológica recente: uma exploração empírica. 2003. Disponível em: https://economics.mit.edu/sites/default/files/publications/the%20skill%20content%202003.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
LIBERAL, Márcia Mello Costa De. Um olhar sobre ética e cidadania. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2002.
LOH, Kokoro; KANAI, Ryota. Funções cognitivas e os impactos das tecnologias digitais na memória. 2018. Disponível em: https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2018/12/18412.pdf. Acesso em: 01 mar. 2024.
MARX, Karl. O capital. 1867.
MICROSOFT. A adoção de inteligência artificial pode adicionar 4,2 pontos percentuais de crescimento adicional ao PIB do Brasil até 2030. 2020. Disponível em: https://news.microsoft.com/pt-br/a-adocao-de-inteligencia-artificial-pode-adicionar-42-pontos-percentuais-de-crescimento-adicional-ao-pib-do-brasil-ate-2030/. Acesso em: 09 mar. 2024.
MODERNA. Anuário escolar – 2022. Disponível em: https://www.moderna.com.br/anuario-educacao-basica/2021/escolaridade.html. Acesso em: 01 mar. 2024.
CARR, Nicholas. The shallows: o que a internet está fazendo com nossos cérebros. 1. ed. Nova York: WW Norton & Company, 2020.
PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo com inteligência. 3. ed. São Paulo: Editora Aleph, 2015.
ROCHA, Cláudio Jannotti; PORTO, Lorena Vasconcelos. Mundo do trabalho e a 4ª revolução industrial. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista ACERTTE, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a ACERTTE apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.