PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/acertte.v2i12.119Palavras-chave:
Processo ensino aprendizagem; práticas inovadorasResumo
O foco deste estudo é abordar as questões das práticas inovadoras e seus benefícios no processo ensino aprendizagem nas suas mais variadas formas. Para isso foram realizados levantamentos de dados na base de dados Online, tais quais: Google Acadêmico, SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e na base de dados Web Of Science, e as seguintes palavras-chave: práticas inovadoras, metodologias ativas, aprendizagem e benefícios. Existe um conjunto de práticas inovadoras, nomeadamente: utilização de aplicações, gamificação, protagonismo do aluno, sala de aula invertida, conhecimento integrado, inclusão escolar, competências socioemocionais. Essas práticas podem e devem estar relacionadas a metodologias ativas. Foi difícil encontrar informações na literatura sobre essas práticas inovadoras. O contexto é voltado para o ensino universitário.
Downloads
Referências
“DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2018.”
_______. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Nova tradução e notas de Haydée de Camargo Campos. São Paulo: Nacional, 1959.
BENTO, A. (2012, maio). Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, ano VII (pp. 42-44). ISSN: 1647-8975. Disponível em:< https://www.academia.edu/31885636/como_fazer_uma_revis%c3%83o_da_literatura_considera%c3%87%c3%95es_te%c3%93ricas_e_pr%c3%81ticas>. Acesso em: 25 out. 22
DEWEY, J. Como pensamos. Barcelona: Paidós, 1989.
Educação inovadora: o que é e como aplicar. Pedagogia ao Pé da Letra, 2022. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/educação-inovadora/>. Acesso em: 1 de julho de 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
ISCHKANIAN, S. H. D. Tecnologias educacionais: um conceito que diz respeito à utilização de recursos das tecnologias ativas para fins pedagógicos. p. 12, [s.d.].
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.
SCHERER, S.; BRITO, G. S. Tecnologias da informação e comunicação (tic) e a formação de professores: tendências de pesquisa - ProQuest. Disponível em:< https://www.proquest.com/docview/2108801723?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true>. Acesso em: 10 de setembro de 2022
SOUZA, A. C, MORALES. T. E. O. (Orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG. vol. II. 2015. p.15-33. Disponível em:< https://www2.uepg.br/proex/midias-contemporaneas-convergencias-midiaticas-educacao-e-cidadania-aproximacoes-jovens-volume-ii/>. Acesso em: 16 nov. 22
TAVARES, F. G. DE O. Práticas educacionais inovadoras e costumeiras: fatores de diferenciação. Mestrado em Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças—São Paulo: Universidade de São Paulo, 3 jun. 2020.
TOLEDO, A. V. et al. EDUCAÇÃO 4.0 APRENDIZAGEM, GESTÃO E TECNOLOGIA. 1. ed. [s.l.] Quipá Editora, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista ACERTTE, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a ACERTTE apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.