Anúncios

  • 3º Encontro Internacional das Revistas Científicas

    07/10/2023

    No dia 6 de outubro de 2023, a equipe editorial da revista ACERTTE organizou o 3º Encontro Internacional das Revistas Científicas na Universidade Guarulhos, em São Paulo, Brasil. O evento teve a honra de contar com a presença de editores e professores de países como Estados Unidos, Portugal, Angola e Moçambique. Dos dez palestrantes que marcaram presença, três estão classificados entre os 10 principais pesquisadores do mundo em suas respectivas áreas. Entre eles estão: Dr. Jamil A. Shibli, Dr. Josué de Moraes, Dra. Magda Feres, Esp. Edson Roberto Berbel, Dr. Bruno Magera Conceição, Dr. Anthony Portigliatti, Dr. Rafael Olivieri, Me. Magno de Oliveira, Dr. Davis Alves e Dr. Antonio Mussaqui. Ficamos entusiasmados em registrar a presença virtual de mais de 7.000 participantes, aos quais expressamos nossa profunda gratidão.

     

    Saiba mais sobre 3º Encontro Internacional das Revistas Científicas
  • Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações!

    25/11/2022

    Caros articulistas, colegas professores e amigos!

    Estamos chegando ao final de mais um ano. Se olharmos pelo retrovisor, poderemos ver muitas coisas, mas depende de nós o que vamos enxergar! A vida é bela, linda e cheia de amor, mas nós, humanos, ficamos apenas com o que chama mais a atenção, e o que normalmente é a coisa pior. Não quero criar narrativas fáceis, mas na vida, se levarmos os problemas de maneira mais leve, poderemos chegar mais longe, sempre!! Temos as flores, os animais, as estrelas, as águas, o outro, o sol e a VIDA! O que mais podemos querer? Viva o presente, sempre!!! Não deixe o passado esquecido e nem o futuro sem projetos. Tudo isto que está na sua cabeça foi criado e entendido por você, administre bem, e veja o lado bom disso tudo!! A vitória demora, mas chega!!

    Feliz Natal e um ano Novo cheio de realizações, saúde e paz!!

     

    Saiba mais sobre Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações!
  • II Encontro Nacional das Revistas Científicas 7 de outubro em Vitória, ES

    29/12/2021

    Caros articulistas, pareceristas e pesquisadores, Feliz 2022!! Espero que todos tenham tido uma linda festa de Ano Novo com saúde e paz!

    No dia 7 de outubro de 2022, realizaremos o nosso II Encontro Nacional das Revistas Científicas na cidade de Vitória Espírito Santo. O evento ocorrerá com a participação de palestrantes nacionais e internacional. Teremos a participação do presidente da ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos, da FCU, Florida Christian University, de Orlando, EUA.  Clique no link abaixo para o site do evento e fazer a inscrição, é gratuita!

    https://www.sympla.com.br/ii-encontro-nacional-das-revistas-cientificas-do-brasil__1440872

    Saiba mais sobre II Encontro Nacional das Revistas Científicas 7 de outubro em Vitória, ES
  • Encontro Nacional das Revistas Científicas, 2021

    03/10/2021

    No dia 1 de outubro de 2021, na cidade de Cabo Frio no Estado do Rio Janeiro, nas instalações da Ferlagos – Fundação Educacional da Região dos Lagos, realizamos o primeiro encontro nacional das revistas científicas. O evento ocorreu com a participação de palestrantes nacionais e internacional. Tivemos a participação da ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos, da FCU, Florida Christian University, de Orlando, EUA.  Clique no link abaixo para assistir o evento via YouTube.

    Clique para Encontro Nacional das Revistas Científicas, 2021

     

    Saiba mais sobre Encontro Nacional das Revistas Científicas, 2021
  • Uma breve história das revistas científicas

    08/08/2021

    Uma breve história das revistas científicas

    No inicio do século XVII temos os passos iniciais das publicações de pesquisas científicas em periódicos, um dos primeiros foi o Journal des Savants e o Philosophical Transactions, ambos iniciaram suas atividades em 1665.

    Neste período a comunicação ocorria por meio de cartas, livros e reuniões filosóficas e científicas que demoravam para chegar às ruas, e tais debates tinham sua restrita circulação entre as elites acadêmicas e financeiras da época. A ciência não era democrática, e nem de livre acesso, como conhecemos hoje graças a mobilidade social e a democratização da educação da maioria dos países.

    O desenvolvimento tecnológico trouxe a impressão e circulação destes periódicos e seu acesso torna-se mais democrático e social. Assim, o debate das ideias passou a ser mais amplamente discutido e divulgado. A partir da década de 90, com o advento da Internet e o aparecimento das primeiras revistas eletrônicas, o acesso aberto, o uso do DOI (Digital object identifier) e até mesmo o crescimento das publicações preprint (publicações sem revisão por pares e não publicadas em revistas e o fat track (publicação com etapas reduzidas de editoração), registramos um cenário propício para o crescimento de periódicos em todo o mundo, destacando a sua segmentação e também a comercialização destas plataformas ‘do saber’, que antes era restrito apenas às universidades e, agora, o setor privado passa a ser um ator importante neste cenário cada vez mais disputado entre editores.

    Vídeo que conta a história dos periódicos

    https://www.youtube.com/watch?v=SaAUMiJmiZQ&t=329s

     

    Saiba mais sobre Uma breve história das revistas científicas