POLÍTICA DE GOVERNANÇA

Política de Governança

Equipe Editorial

A equipe editorial é constituída pelos editores chefes que são responsáveis pela gestão administrativa do periódico, cuja responsabilidade está registrada no regulamento publicado neste site, que foi aprovado pelo conselho editorial e científico.

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é constituído por pesquisadores, professores, gestores da área de ensino e acadêmicos, de diferentes instituições nacionais e internacionais, com representatividade no meio científico. O conselho não necessariamente atua de forma coletiva e não há previsão de encontros periódicos, com pautas específicas, como também não é firmado qualquer vínculo formal entre os membros do conselho e a entidade legal responsável pela publicação da revista.

Os membros têm como responsabilidades opinar sobre questões que envolvem o aperfeiçoamento das políticas editoriais, indicar pareceristas, divulgar a revista, pensar sobre estratégias de ação e inovação no meio acadêmico e profissional e tratar das questões éticas quando acionado.

O Conselho Editorial não interfere no processo editorial, todavia, pode ser convocado pelo conselho científico para deliberações que envolvem questões estratégicas e/ou operacionais. Atua no sentido de manter a cientificidade, o rigor e a confiabilidade necessárias para alicerçar a credibilidade do periódico.

Conselho Científico

O Conselho Científico é constituído por membros do contexto científico, representantes das áreas nas quais este periódico tem influência, os quais são provenientes do Brasil e do  exterior. Muitos membros deste conselho já fazem parte do conselho editorial.

O objetivo dele é fomentar a cientificidade, o rigor e a confiabilidade do processo editorial, fato que, consequentemente, garante a credibilidade das publicações. O conselho também deve ter compromisso com a ética e com os critérios de indexação em bases renomadas.

Os membros dele atuam de forma individual e, caso necessário, coletivamente para fins de refletir sobre políticas e procedimentos editoriais.

O Conselho Científico dirige o comitê e pode solicitar contribuições individuais ou coletivas, por meio de convocação de reunião.

Eles ainda poderão solicitar convocação de reunião para tratar de questões que envolvam a estrutura e o desenvolvimento deste periódico. É o responsável pela editoração da revista, em termos técnicos e científicos e conta com uma equipe de suporte, para as questões de rotina administrativa que envolvam o processo editorial, o qual, neste periódico, é realizado por sistema eletrônico, fato que torna o processo impessoal e transparente conforme consta no processo de editoração disposto pela plataforma Open Journal System (OJS).

O Conselho Científico coordena as ações do Comitê Científico e trabalha de forma articulada com conselho editorial, para fins de reflexão sobre as questões estratégicas deste periódico.

Conselho - Revisores/pareceristas

O Conselho de Pareceristas ad hoc tem a responsabilidade de avaliar a qualidade dos artigos dentro das diretrizes da revista, devidamente acordado entre os editores e demais conselhos, seguindo sempre os padrões éticos e morais de transparência. A Revista Científica ACERTTE, possui arbitragem científica, cujo objetivo é garantir padrões éticos. Buscamos a concordância dos envolvidos no processo editorial que são os Editores, Conselho Editorial, Avaliadores ad hoc e Autores em relação às boas práticas e comportamento ético. Nossa referência é o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do  Committee on Publication Ethics (COPE) que requerem para:

  • Informar os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo;
  • Declinar um convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria; e/ou se houver conflito de interesse;
  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações;
  • Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere a ética, impessoalidade e ao respeito aos direitos humanos;
  • Informar os Editores sobre qualquer identificação de violação de boas práticas, de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio.

Declaração de Direito Autoral

Das definições;

  1. a) “OBRA” - significa material literário de autoria intelectual dos respectivos autores, como artigo / resenha / TCC / traduções / imagens / vídeo / entrevistas / outros, cujos direitos de comercialização (disponibilização de acesso e consulta), pertencem ao AUTOR, bem como todas e quaisquer atualizações ou novas edições de obras já́ existentes.
  2. b) “CONTEÚDO DIGITAL” - significa o conjunto de todas as OBRAS, disponibilizadas pelo autor e coautores à Revista Científica ACERTTE, em formato acessível para leitura por meio eletrônico, que pode ser acessada através de plataforma digital ou outra tecnologia disponível, e que serão disponibilizadas pelo AUTOR à Revista Científica ACERTTE.

Declara o autor ser o único e exclusivo titular dos direitos patrimoniais das obras que integram todo o conteúdo digital submetido na Revista Científica ACERTTE. Declara também  possuir todos os direitos de comercialização, permissão de acesso temporário, reprodução (total ou parcial) do todo ou de partes, para fins de publicação. Concede a Revista Científica ACERTTE a  permissão de acesso e/ou compartilhamento como conteúdo digital, semelhante ou assemelhado, em formato EPUB3, PDF ou qualquer outro tecnologicamente possível, para acesso por terceiros para qualquer finalidade com fins especifico. Declara que em relação aos conteúdos respeitou e observou todos os direitos autorais patrimoniais, nos termos da Lei 9.610/98.

  • Repositório - O autor tem a autonomia de  disponibilizar seu artigo/cópia em qualquer repositório em formato PDF com o logo da ACERTTE, exemplo: colocar seu artigo que foi publicado na ResearchGate, entre outros repositórios. 

Ao submeter o Conteúdo Digital

Concede, ainda, o AUTOR à Revista Científica ACERTTE uma licença exclusiva para:

O envio de qualquer CONTEÚDO DIGITAL, implica automaticamente na AUTORIZAÇÃO integral dos direitos autorais à Revista Científica ACERTTE, podendo publicar, exibir, dar acesso temporário a terceiro e distribuir os conteúdos em todo e qualquer território em que a Revista Científica ACERTTE exerça atividades bem como, os direitos de disponibilização de acessos e consulta, pertencem ao site da revista científica ACERTTE, (local da plataforma de publicação/divulgação do acesso aos artigos). A revista terá a liberdade/direito de indexar a revista em qualquer plataforma ou diretório de indexação, nacional ou internacional, sem precisar comunicar ou consultar seus articulistas.

O conjunto de todas as OBRAS (artigos, resenhas, TCCs, traduções, imagens, vídeos, entrevistas e outros), em formato físico ou digital, foram legalmente cedidas pelos articulistas quando da submissão dos seus trabalhos na plataforma da Revista.

A presente AUTORIZAÇÃO aconteceu no momento em que houve o cadastro e a submissão do artigo pelo autor ou autores, aceitando as condições de direitos autorais expostas pela Revista, o que atende as normas nacionais e internacionais de divulgação de conteúdo digital.

De isenção de responsabilidade

Está explícito para todos os fins de direito e que se fizerem transferência, que assumo total responsabilidade pelo aporte ideológico e referencial conferido ao presente trabalho, isentando a Revista  de todo e qualquer reflexo acerca do presente artigo / trabalho que submeto a publicar. Estou ciente de que poderei responder, civil e criminalmente em caso de plágio comprovado da produção ou qualquer tema que enseja questões ideológica / política.