USO DE FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO RH 4.0 NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/acertte.v2i6.84

Palavras-chave:

Tecnologia, Ferramentas, RH digital

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o uso de ferramentas estratégicas e inteligência artificial do novo modelo de RH nas organizações, bem como a utilização de sistemas de informações, a funcionalidade de um RH digital e os impactos causados por este novo modelo, a partir da nova metodologia aplicada, propostos por Chiavenato, Schutz e Silva Filho. Para tal, foram analisados dados de um google forms de uma empresa Brasileira, Paraense, com mais de 80 funcionários, Vibe Tecnologia. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que o principal benefício que a tecnologia digitalizada traz para as organizações é sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações, agilidade nos processos e conhecimentos importantes para a organização com o uso do RH digital, uma revolução tecnológica que já alcançava outros departamentos, mas que surge para revolucionar e integrar em tempo real todas as informações relativas aos recursos humanos das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Wanderson Pereira de Sena

Mestre em Educação, Bacharel em Administração e em Sistemas de Informação. Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica de Projetos e Metodologias Ágeis, com ênfase em Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento e Ciência de Dados. Professor da Universidade Estácio de Sá, Consultor Empresarial e Servidor Público do Estado do Pará.

Petrus Fabiano Araújo de Oliveira

Professor da Universidade Estácio de Sá, Contador e Mestre em Administração. Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica Contábil e Fiscal.

Gabriela Lhamas de Oliveira

Especialista e Pós-Graduada em Recursos Humanos Empresariais

Referências

AIRES, Regina Wundrack do Amaral; MOREIRA, Fernanda Kempner; FREIRE, Patricia de Sá. Indústria 4.0: desafios e tendências para a gestão do conhecimento. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.988

FERNANDES, Maria Nilza de Oliveira. Líder-educador: novas formas de gerenciamento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos: Fundamentos básicos. 7 ed. São Paulo: Manoele, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel de recursos humanos nas organizações. 4 ed. São Paulo: Manoele, 2014.

GIANNONI, Stefania. Gestão do agora: o segredo dos grandes profissionais do amanhã. Junho/2019. Disponível em http://slgconsultoria.com.br/pg1/. Acesso em 29 de novembro de 2019.

LÉVY, Albert Goodberg. Tecnologia para o século XXI. Rio de Janeiro: Wva, 2015.

MARIN, José Hamilton; SILVA, Luciana Saldanha Dias da; GONÇALVES, Nilton Oliveira. A revolução digital nas organizações. São Paulo: IOB SAGE, 2015.

MATTOS, Paulo Roberto. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2015.

MORESI, José Carlos. Importância da informação nas organizações. Distrito Federal: SENAC, 2012.

OLIVER, Richard Wadd. Como serão as coisas no futuro. São Paulo. Negócio, 2014.

OLIVEIRA, Aristeu de. Sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas – Manual Prático. São Paulo: Atlas, 2014.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa bibliográfica: métodos e técnicas. Santos: Atlas, 2010.

SCHUTZ, Ângela; ESPALAOR, Cíntia; PACHECO, Débora; FRANCO, Luiz; AMORIM, Marcelo; DE NADAI, Rogéria. Modelo para desenvolvimento da liderança frente ao novo contexto da Indústria 4.0. Porto Alegre: Fundação Dom Cabral, 2018.

SEVERINO, Paulo Barbosa. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2011.

SILVA FILHO, Antônio Mendes da. Os três pilares da tecnologia digital. Revista Espaço Acadêmico, São Paulo, v.3, n.24, p. 20 a 34, 2016.

SOARES, Cíntia Magno. A era digital - você e sua empresa estão preparados? São Paulo: Leader, 2013.

STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

VALINO, Ronaldo; ALVES, Fernando. Pesquisa Global Indústria 4.0: digitização como vantagem competitiva. Relatório Brasil, 2019.

Downloads

Publicado

21/06/2022

Como Citar

Wanderson Pereira de Sena, J., Fabiano Araújo de Oliveira, P., & Lhamas de Oliveira, G. (2022). USO DE FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO RH 4.0 NAS ORGANIZAÇÕES. REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928, 2(6), e2684. https://doi.org/10.47820/acertte.v2i6.84