A RELIGIÃO COMO FATOR DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA O DIÁLOGO ÉTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/acertte.v3i4.132

Palavras-chave:

Religião, Política, Debate

Resumo

Em um mundo marcado por violências simbólicas, a negação do outro à religião não pode ser um instrumento que crie barreiras, incentivando as massas ou grupos de fiéis a se fecharem em seus dogmas e se apegarem em certezas. É cada vez mais urgente uma consciência de abertura e de proximidade com o desconhecido e que esse envolvimento desperte um compromisso e uma vivência ética que nos evolva em um laço fraterno e dialogal. Nesse sentido, a religião tem tido cada vez mais participação nos debates políticos, nas questões sociais e na orientação da vida daqueles que a buscam.  O objetivo deste artigo é demostrar que as religiões, no futuro, deverão ter uma conscientização na vida humana, nos direitos humanos, como a justiça social, valorizando mais a vida do que culturas de violência. Para isso, são analisados o papel da ética na vida humana, e como ela pode nos livrar desse obscurantismo e da crise de valores, quando a maioria da humanidade não sabe mais discernir o que é correto e o que não é. Para este estudo foram feitas leituras de autores que têm estudado e procurado compreender o tema, principalmente o fenômeno religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Magalhães Coelho

Doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Referências

BOFF, Leonardo. Ética e Moral. A busca dos fundamentos. Petrópolis, Vozes, 2016.

COMBLIN, José. Antropologia cristã: a libertação na história. Petrópolis, Vozes, 1992.

LÉVINAS, E. Humanismo do outro homem. Petrópolis, Vozes, 1993.

MOLTMANN, Jürgen. Ética da esperança. Petrópolis, Vozes, 2012.

PUI-LAN, Kwok. Globalização, gênero e construção da paz. São Paulo: Paulus, 2015.

RIBEIRO, Claudio de Oliveira. A teologia da libertação morreu? Reino de Deus e espiritualidade hoje. São Paulo: Fonte editorial, 2014.

TEIXEIRA, Faustino. Teologia e pluralismo religioso. São Bernardo do Campo. São Paulo. Editora Nhanduti, 2012.

KÜNG, Hans. Projeto de Ética Mundial: Uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. São Paulo. Editora Paulinas, 2003.

Downloads

Publicado

17/04/2023

Como Citar

Magalhães Coelho, A. (2023). A RELIGIÃO COMO FATOR DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA O DIÁLOGO ÉTICO . REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928, 3(4), e34132. https://doi.org/10.47820/acertte.v3i4.132

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.