A DINÂMICA DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS EM FUNÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.47820/acertte.v1i1.3Palavras-chave:
Meio Ambiente, município, Guarulhos, análiseResumo
O município de Guarulhos apresenta um crescimento desordenado que é traduzido em sua paisagem por traços bem definidos da urbanização acelerada e uso e ocupação do espaço geográfico com poucos ou inexistentes critérios de planejamento. O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a temperatura e a ocupação urbana. Como parte da metodologia, elaborou-se uma estrutura para acoplar o sensor termohigrômetro modelo Datalloger HT500 com o qual foram realizadas campanhas de trabalho de campo, por onze pontos distribuídos em Guarulhos, para coleta de temperatura. Em relação à aquisição de dados secundários, foram aplicadas técnicas de Sensoriamento Remoto para elaboração do mapa de uso e ocupação do solo de Guarulhos, com imagem do sensor OLI (LandSat 8). Conclui-se que as temperaturas coletadas em campo, durante o ano de 2017 foram lineares a partir dos gráficos elaborados demonstrando que a eficácia da Estação móvel nas aferições, com a comparação das classes de uso e ocupação do solo, corrobora com a tese de que as áreas urbanas tendem a apresentar temperaturas mais elevadas em relação às áreas de floresta, o que deixa ainda mais evidente a importância das florestas urbanas para um melhor conforto térmico dos munícipes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista ACERTTE, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a ACERTTE apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.