APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) EM UM COMÉRCIO VAREJISTA - ESTUDO DE CASO

Autores

  • Valdemar Dias dos Santos UNIFAHE

DOI:

https://doi.org/10.47820/acertte.v1i2.25

Palavras-chave:

Palavras-chave: Comércio Varejista. Direito do Consumidor. Qualidade no atendimento.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nos negócios realizados junto aos clientes   de uma empresa varejista, através de pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso. O trabalho se apresenta de forma acessível às questões mais relevantes sobre a evolução do direito do consumidor e a necessidade da empresa em estudo em praticar um atendimento de qualidade junto aos clientes. Para tanto, buscou-se informações no CDC e com clientes da empresa, para identificar o cumprimento desta exigência legal. Os resultados concluem-se que a empresa atende as exigências legais do CDC, se enquadrando como uma empresa que transmite confiabilidade junto aos seus clientes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemar Dias dos Santos, UNIFAHE

Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial - UNIDERP e Graduado em Administração - UNESPAR

UNIFAHE – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, HUMANAS E EXATAS

Referências

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, João Batista de. A proteção jurídica do consumidor. São Paulo: Saraiva 1993.

CDC - Código de defesa do consumidor e normas correlatas. – 2. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 132 p.

CDC - Direito do consumidor, legislação, Brasil. Proteção e defesa do consumidor, Brasil. 3. Relação de consumo, Brasil. 4. Brasil. [Código de proteção e defesa do consumidor (1990)

GAMA, Hélio Zaghetto. Curso de direito do consumidor. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

GERSON.

Gerson. Richard F. A Excelência no Atendimento a Clientes. São Paulo. SP: Editora: Qualitymark. 2003

GOODE, W. J.; HATT, P. K. - Métodos em Pesquisa Social. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1969.

GRINOVER, Ada Pelegrini ET al. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos autores do anteprojeto. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

LAZZARINI, Marilena (Coord.); FRANCO, Maria Inês R. Direitos de Consumidor de A) relata Z. São Paulo: Globo, 2001.

MARTINS, Plínio Lacerda. Anotações ao Código de defesa do Consumidor: conceito e noções básicas. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

Monteiro. Plinio. Gestão de Marketing. Brasília: Editora Sebrae 2007

RIOS, Josué de Oliveira; LAZZARINI, Marilena; NUNES Vidal Serrano. Código de Defesa do Consumidor Comentado. São Paulo: Globo, 2001.

WELLEN, Aloys Ignatz; SILVA, José Irivaldo Alves. O Consumidor, sua Defesa e a Efetivação da Política Nacional das Relações de Consumo, de Acordo com a Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor). Disponível em www.datavenia.net/artigos/2001/revitad.htm> Acessado em 07 de janeiro de 2020.

YIN. R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZÜLZKE, Maria Lúcia. Abrindo a Empresa para o Consumidor: a importância de canal de atendimento. 4 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

Downloads

Publicado

27/08/2021

Como Citar

Santos, V. D. dos. (2021). APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) EM UM COMÉRCIO VAREJISTA - ESTUDO DE CASO. REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928, 1(2), e1225. https://doi.org/10.47820/acertte.v1i2.25