VIGIAR E PUNIR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A OBRA DE MICHEL FOUCAULT E O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Fábia Núbia Moura e Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/acertte.v3i3.126

Palavras-chave:

Vigiar, Punir, Michael Foucault

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a obra de Michel Foucault, Vigiar e punir – o nascimento da prisão, face ao sistema prisional brasileiro vigente. A obra de Foucault é dividida em quatro partes: suplício, punição, disciplina e prisão. Na primeira parte, do suplício, analisa-se o corpo dos condenados e a ostentação dos suplícios. Na segunda parte, da punição, descreve-se a punição generalizada e a mitigação das penas. Na terceira parte, da disciplina, os corpos dóceis, a arte das distribuições, o controle das atividades, a organização das gêneses, a composição das forças, os recursos para o bom adestramento, a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora, o exame e o panoptismo. Na quarta e última parte, a prisão, instituições completas e austeras, ilegalidade e delinquência e o carcerário. Após analisar a obra de Foucault será feita uma linha temporal comparativa entre a proposição do autor e o sistema prisional vigente no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábia Núbia Moura e Silva

Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>.

BRASIL. Lei de execução penal. Lei nº 7.210 de 11 de julho de 1984.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Tradução de Flóricode Angelis. Bauru: Edipro, 2000.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Downloads

Publicado

03/03/2023

Como Citar

Moura e Silva, F. N. (2023). VIGIAR E PUNIR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A OBRA DE MICHEL FOUCAULT E O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928, 3(3), e33126. https://doi.org/10.47820/acertte.v3i3.126

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias