APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) EM UM COMÉRCIO VAREJISTA - ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.47820/acertte.v1i2.25Palavras-chave:
Palavras-chave: Comércio Varejista. Direito do Consumidor. Qualidade no atendimento.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nos negócios realizados junto aos clientes de uma empresa varejista, através de pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso. O trabalho se apresenta de forma acessível às questões mais relevantes sobre a evolução do direito do consumidor e a necessidade da empresa em estudo em praticar um atendimento de qualidade junto aos clientes. Para tanto, buscou-se informações no CDC e com clientes da empresa, para identificar o cumprimento desta exigência legal. Os resultados concluem-se que a empresa atende as exigências legais do CDC, se enquadrando como uma empresa que transmite confiabilidade junto aos seus clientes.
Downloads
Referências
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, João Batista de. A proteção jurídica do consumidor. São Paulo: Saraiva 1993.
CDC - Código de defesa do consumidor e normas correlatas. – 2. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 132 p.
CDC - Direito do consumidor, legislação, Brasil. Proteção e defesa do consumidor, Brasil. 3. Relação de consumo, Brasil. 4. Brasil. [Código de proteção e defesa do consumidor (1990)
GAMA, Hélio Zaghetto. Curso de direito do consumidor. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
GERSON.
Gerson. Richard F. A Excelência no Atendimento a Clientes. São Paulo. SP: Editora: Qualitymark. 2003
GOODE, W. J.; HATT, P. K. - Métodos em Pesquisa Social. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1969.
GRINOVER, Ada Pelegrini ET al. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos autores do anteprojeto. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
LAZZARINI, Marilena (Coord.); FRANCO, Maria Inês R. Direitos de Consumidor de A) relata Z. São Paulo: Globo, 2001.
MARTINS, Plínio Lacerda. Anotações ao Código de defesa do Consumidor: conceito e noções básicas. Rio de Janeiro: Forense, 2003.
Monteiro. Plinio. Gestão de Marketing. Brasília: Editora Sebrae 2007
RIOS, Josué de Oliveira; LAZZARINI, Marilena; NUNES Vidal Serrano. Código de Defesa do Consumidor Comentado. São Paulo: Globo, 2001.
WELLEN, Aloys Ignatz; SILVA, José Irivaldo Alves. O Consumidor, sua Defesa e a Efetivação da Política Nacional das Relações de Consumo, de Acordo com a Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor). Disponível em www.datavenia.net/artigos/2001/revitad.htm> Acessado em 07 de janeiro de 2020.
YIN. R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZÜLZKE, Maria Lúcia. Abrindo a Empresa para o Consumidor: a importância de canal de atendimento. 4 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista ACERTTE, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a ACERTTE apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.