AS LÍNGUAS MATERNAS ANGOLANAS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS. O CASO DA LÍNGUA KIMBUNDU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/acertte.v1i3.26

Palavras-chave:

Língua materna, políticas educativas, língua kimbundu

Resumo

Este artigo debruça-se essencialmente sobre as línguas maternas angolanas no contexto das políticas educativas, com exemplos do funcionamento da Língua Kimbundu como demonstração da sua relevância na esfera docente-educativa. Fez-se também a distinção das Línguas Portuguesa e Kimbundu por meio da colocação dos seus pronomes átonos, e propôs igualmente a necessidade da implementação do ensino bilingue dessas línguas nos diferentes subsistemas de ensino. Nesse sentido, a inserção da garantia das línguas angolanas nos diplomas legais permitirá aos diversos actores da educação traçarem estratégias imediatas para a sua execução e não no formato actual em que não há obrigatoriedade dessa questão. Todavia, a presente pesquisa formulou os seguintes objectivos: geral – compreender as línguas maternas angolanas no contexto das políticas educativas, e como específicos – reflectir sobre as línguas maternas angolanas no contexto das políticas educativas; descrever o funcionamento da língua kimbundu como indicador para a compreensão da sua importância, no sentido de despertar aos administradores das políticas educacionais do País, o interesse em reformular a legislação atinente às línguas de ensino. Quanto à metodologia foi de revisão bibliográfica, com um paradigma interpretativo-construtivista, tendo em conta a sua índole qualitativa e, ainda utilizou-se os métodos analítico, sintético e comparativo. Todavia, a pesquisa deduziu que os Legisladores do Sistema da Educação e Ensino desconsideraram, a natureza técnica e a realidade plurilingue de Angola, daí a não garantia do ensino  das línguas de Angola nos diferentes subsistemas de ensino, pelo facto de não apresentar fundamentos claros na aludida lei da intenção real da sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Francisco Armando

António Francisco Armando é Doutor em Administração Empresarial pela Florida Christian University - EUA; Mestre em Educação Internacional; Pós-graduado Lato Sensu em Gestão de Pessoas e Licenciado em Ciências da Educação na especialidade de Língua Portuguesa. Foi Director Geral e Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Angola. É actualmente, Professor de Seminário de Orientação de Trabalhos de Fim de Curso no Instituto Superior Politécnico Intercontinental de Luanda. É autor da obra literária intitulada "O Português de Angola", publicada pela Editora Laços.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Armando, A. F. (2021). AS LÍNGUAS MATERNAS ANGOLANAS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS. O CASO DA LÍNGUA KIMBUNDU. REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928, 1(3), e1326. https://doi.org/10.47820/acertte.v1i3.26