Uma breve história das revistas científicas

08/08/2021

Uma breve história das revistas científicas

No inicio do século XVII temos os passos iniciais das publicações de pesquisas científicas em periódicos, um dos primeiros foi o Journal des Savants e o Philosophical Transactions, ambos iniciaram suas atividades em 1665.

Neste período a comunicação ocorria por meio de cartas, livros e reuniões filosóficas e científicas que demoravam para chegar às ruas, e tais debates tinham sua restrita circulação entre as elites acadêmicas e financeiras da época. A ciência não era democrática, e nem de livre acesso, como conhecemos hoje graças a mobilidade social e a democratização da educação da maioria dos países.

O desenvolvimento tecnológico trouxe a impressão e circulação destes periódicos e seu acesso torna-se mais democrático e social. Assim, o debate das ideias passou a ser mais amplamente discutido e divulgado. A partir da década de 90, com o advento da Internet e o aparecimento das primeiras revistas eletrônicas, o acesso aberto, o uso do DOI (Digital object identifier) e até mesmo o crescimento das publicações preprint (publicações sem revisão por pares e não publicadas em revistas e o fat track (publicação com etapas reduzidas de editoração), registramos um cenário propício para o crescimento de periódicos em todo o mundo, destacando a sua segmentação e também a comercialização destas plataformas ‘do saber’, que antes era restrito apenas às universidades e, agora, o setor privado passa a ser um ator importante neste cenário cada vez mais disputado entre editores.

Vídeo que conta a história dos periódicos

https://www.youtube.com/watch?v=SaAUMiJmiZQ&t=329s