UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NO SUPERMERCADO BEM VIVER
DOI:
https://doi.org/10.63026/acertte.v5i5.235Palavras-chave:
Impacto da liderança. Recursos humanos. Supermercado.Resumo
A liderança é reconhecida como um fator essencial para o sucesso das organizações, impactando diretamente o engajamento dos colaboradores e a realização dos objetivos estratégicos. Este estudo tem como objetivo analisar como os estilos de liderança influenciam o desempenho dos funcionários no Supermercado Bem Viver, localizado em Assis Chateaubriand. A pesquisa busca compreender de que maneira diferentes abordagens de liderança afetam o desempenho, os resultados da organização, como motivação, satisfação e produtividade. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa com a aplicação de formulários enviados tanto aos funcionários quanto às lideranças. Os resultados indicaram que a liderança tem um impacto significativo na motivação e no desempenho dos colaboradores, refletindo diretamente na produtividade e satisfação no ambiente de trabalho. A pesquisa também identificou a necessidade de aprimoramento nas práticas de comunicação entre líderes e subordinados, além da importância de treinamentos contínuos para fortalecer a gestão. Concluiu-se que as práticas de liderança, independentemente do estilo, são determinantes para o desempenho organizacional e o comprometimento dos colaboradores com os objetivos da empresa, sugerindo que um maior foco no desenvolvimento de habilidades de liderança pode ser um diferencial competitivo.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, L. C.; FERNANDES, M. L. A liderança e a motivação como fatores de sucesso nas organizações. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 17(55), 98-113, 2015.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. Ed., Rio de Janeiro, Campus, 2014.
DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendencia e perspectiva. São Paulo: Atlas, 2009.
MENEZES, A. S. Liderança transformacional: Como um modelo de liderança pode influenciar a motivação dos funcionários. Revista de Administração e Inovação, 11(2), 21-30, 2014.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 14ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
SIQUEIRA, J. M.; RIBEIRO, E. A. Liderança no contexto organizacional: Desafios e perspectivas para o Brasil. Revista de Administração Contemporânea, 16(3), 234-246, 2012.
SCHERMERHORN, J.R. Administração: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista ACERTTE, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a ACERTTE apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.